DÚVIDAS? LIGUE : (017) 98110-2008.
_________________________________
____________
É um tratamento que partir de uma escuta apurada, auxilia para que o paciente aprenda a se ouvir, para que um dia consiga caminhar sozinho, tornando por se dizer seu próprio auto terapeuta.
____________
NEUROSES
É o resultado de um conflito interno, que surge pelo fato do
"Eu" não querer aceitar e assim efetivar um impulso instintual do Inconsciente, ou quando se frustra perante o que visa na realidade. O "Eu" defende-se atraves do mecanismo de repressão, criando assim substitutos (sintomas).
PSICOSE
É uma desorganização mental, é uma desorganização entre o "Eu" e o mundo exterior, que resulta em delirios e alucinações. Seus sintomas podem aparecer em casos de esquizofrenia, e em Neuroticos que recorrem ao uso de drogas com frequencia.
____________
ANSIEDADE
A ansiedade é um sentimento comum, assim como qualquer outro, presente na vida do ser humano desde o dia de seu nascimento, como o medo, a dor, a alegria; Contudo, quando seus sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferirem na vida cotidiana, é preciso ficar atento aos sintomas. O transtorno de ansiedade é uma doença grave, que pode interferir de diversas formas em sua vida, direta ou indiretamente, pois o ansioso se vê através da sua produtividade, do seu resultado, do externo, abandonando o interno que se encontra em estado catastrófico, e isso lhe deixa com os sintomas ainda mais reforçados, produzindo demais, e deixando de lado sua saude mental ou estagnado, sem conseguir fazer nada, carregando dentro de si o peso da culpa.
fique atento aos sintomas:
SINTOMAS EMOCIONAIS:
-Preocupação intensa, excessiva, e persistente.
-Medo
-Falta de coragem diante de situações cotidianas.
-Esgotamento mental
SINTOMAS FÍSICOS:
-Aceleração cardíaca, respiração rápida e ofegante.
-Sudorese.
-Sensação de cansaço.
-Dores musculares e estomacais.
____________
DEPRESSÃO
A depressão é um quadro psicológico muito recorrente, se trata de um conjunto de alterações de humor, que variam da elevação ou ao rebaixamento. Se trata de um distúrbio mental caracterizado tristeza persistente, perda de interesse e motivação em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia. O deprimido se sente um grande fracassado, e a sociedade reforça esse sentimento. Você conhece os sintomas?
-Tristeza constante sem motivo.
-Descontentamento, perda de interesse, ansiedade, culpa.
-Fadiga, dores musculares, inquietação, fome em excesso, ou perca de apetite
-Dificuldade de concentração, perda de
-rendimento, pensamentos suicídas.
-Choro em excesso, irritabilidade, isolamento social.
-Excesso de sonolencia, insônia, ou sono agitado
____________
PARANÓIAS
Consiste em uma psicose caracterizada pelo desenvolvimento de pensamentos delirantes crônicos, lucido e sistemático, provido de uma logica interna, sem apresentar alucinações.
A pessoa acredita fortemente em uma ideia e adota pra essas ideias justificativas, mas que só existem em sua mente.
A psicoterapia é a melhor opção de tratamento para auxiliar o individuo no entendimento de seus
pensamentos.
Qualquer pessoa está apto a criar paranoias, então busque sempre seu autodesenvolvimento, se a mente adoece e corpo se torna um nada.
____________
FOBIAS E TRANSTORNOS
Nestes casos a terapia tratará dos transtornos e fobias tão presentes atualmente em nossa sociedade como ansiedade, bipolaridade, pânico etc.
_________________________________
COMO SABER SE EU PRECISO DE TERAPIA?
Iniciar o processo de análise, se conhecer, aprender a se ouvir e a lidar com as próprias emoções não faz mal a ninguém, pelo contrario.
Contudo, a resposta é NÃO, nem todo mundo precisa fazer terapia. Há pessoas que possuem uma habilidade maior em se comunicar, em superar traumas, a própria timidez, a gerenciar as próprias emoções e com situações pontuais.
Cada um tem uma subjetividade única, assim como uma própria forma de ver e sentir a vida.
Existe um prejulgamento de que a terapia é necessária apenas para quem está em extremo sofrimento, e isso é o que faz com que na maioria das pessoas empurrem seus próprios problemas com a "barriga", por mais que não estejam bem, acreditam que estão "dando conta", mesmo o corpo falando o oposto. Não é porque alguns sintomas são emocionais, que não estão ali. Fique atento à sinais que indicam que você precisa pedir ajuda com URGÊNCIA:
_________________________________
COMO QUESTIONAR UM PENSAMENTO ANSIOSO?
Quando estamos ansiosos, temos pensamentos sobre perigo, ameaças e tememos nossa própria vulnerabilidade. Acreditando assim, que não somos capazes, e que não daremos conta de lidar com algumas situações.
Essa se torna a sua auto percepção através do sintoma da ansiedade, que se torna muito maior que sua segurança e do que sua capacidade de enfrentamento.
Isso porque não consideramos que parte dos nossos pensamentos atuais, são traços da nossa história, carregando assim pedaços de cada uma das nossas experiências - e nem todas são boas. E precisamos então questionarmos.
Em situações em que sentir muita ansiedade, se questione:
_________________________________
QUEM CALA SOMATIZA!
Pois é, o corpo e a mente estão totalmente conectados! E o estado emocional de uma pessoa se manifesta de diversas maneiras no físico, especialmente por meio de problemas de saúde, o que damos o nome de "doenças psicossomáticas".
O maior desafio para se diagnosticar uma doença psicossomática é o fato de que a pessoa não possui
consciência de que sua doença está sendo causada por seus próprios sentimentos.
Sabe aquela dor de cabeça que não te abandona? É, muito provável que ela esteja relacionada com conflitos, que por sua complexidade você prefere negar.
E aquela queda de cabelo excessiva? E as dermatites?
Alergias? Aquela gastrite ou problemas intestinais? Tem a famosa pressão arterial descontrolada! Isso pode ser reflexo de uma saúde emocional fragilizada.
IMPORTANTE: Por que quando temos uma doença física procuramos de imediato um médico, mas quando se trata do nosso emocional ignoramos? Será que não duvidamos de nós mesmos?
____________
O TE MACHUCA?
Você reconhece? Enquanto você não curar as feridas do seu passado você vai sangrar, Você pode estancar com comida, com álcool, com cigarros, com drogas, com luxos, com sexo, com trabalho, com roupas e automóveis, mas eventualmente a ferida vai vazar, e manchar sua vida. Você pode encontrar forças para abrir a ferida, colocar a mão lá dentro e arrancar as raízes da dor e as memorias que te prendem ao passado. Pois uma ferida aberta apesar de silenciosa, não vai se curar sozinha, pelo contrario, ela vai aumentar, ela vai criar bactérias (sintomas) e pode adoecer partes do corpo que não estavam adoecidas. Mexer na ferida dói? Dói sim, mas cura, cicatriza, alivia, e traz a paz interior necessária.
QUAL O TIPO DE ESCRAVIDÃO QUE VOCÊ ESTA VIVENDO?
Viver da opinião dos outros faz com que você se desconheça. Se desconhecer te transforma em uma pessoa insegura.
O inseguro buscará sempre o controle, confirmações para sentir-se melhor, para acreditar na segurança externa. A busca por este controle para se sentir bem, é uma ilusão criada pela sua mente. A realidade é que o controle é uma fantasia. A unica coisa que você verdadeiramente tem controle, é sobre si mesmo.
O QUE É DEPÊNDENCIA EMOCIONAL?
É preciso parar de esperar valorização lá fora, em como vão te amar, como vão te olhar, como vão te tratar, o que irão falar, o que vão pensa? De tal forma você está arrumando motivos para viver essa desvalorização, isso vai te frustrar e te levar ao sofrimento, e um sentimento constante de insufuciencia. Fique atento aos sintomas:
Arrisque-se de outra forma, seja livre.
A BUSCA PELO PRAZER
Todos seres humanos passam por traumas, tensões, vergonhas, frustrações, fracassos, angustias, e tristezas. Acontece que a maioria das pessoas não conseguem lidar, e falar sobre tais sintomas. Preferem esquecer, afinal "pra que cutucar a ferida?". Alguns até comentem o terrível erro de recorrer ao orgulho, se tornam "intocáveis" afinal "nada pode lhe atingir se você não sentir" mas é claro que isso é mentir pra si mesmo. Acontece que é impossível voltar no tempo e apagar o que te aconteceu, nosso corpo faz com que tais sintomas de angustia sejam substituídos por sintomas obsessivos, dessa forma evita o desprazer e recorre ao prazer (momentâneo). Não resolver, não lidar, não falar sobre o que te feriu, vai fazer com que você viva nesse ciclo, buscando evitar o desprazer e o vazio que lhe persegue.
Procure ajude, e faça com que sua vida, mentalmente presa ao passado, se liberte.
O QUE FAZER COM O SINTOMA?
Cedo ou tarde, os sintomas começam a aparecer: choro fácil, vontade de ficar só, dores musculares, dores no estomago, dor no peito, falta de motivação, tristeza E profunda, ansiedade por tudo, vista escurecida, dor de cabeça, falta alguma coisa. Eles começam sutilmente, até alguém nomeá-los em sua vida: depressão, ansiedade, síndrome do pânico, borderline... E por aí vai...
Mas de onde vem? Se iniciaram de qual forma? Tem cura?
Os sintomas são avisos - assim como a febre- um aviso de que há alguma coisa acontecendo dentro de você, um. Aviso que sua mente precisa de cuidados, que você precisa ser ouvido, que você precisa se dar mais atenção. Se continuar no mesmo ritmo e na mesma rotina, nada mudará.
ATENÇÃO
Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para o CVV - Centro de Valorização da Vida (telefone 188) ou acesse o site www.cvv.org.br.
Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU, através do telefone 192.